0800 777 2050
(34)
(34)99982-0644
(34)98400-8040
(34)99214-8470
(34)99870-1035(EMERGÊNCIA)
Ok
Notícias

Quer ganhar 1 curso de teologia grátis?
Então me chame no Whatsapp

Autoridades turcas impedem o uso de igreja protestante

Sete meses após a recém construída Igreja Evangélica de Diyarbakir ter sido aberta no sudeste da Turquia, um conselho local subordinado ao Ministério da Cultura e Turismo protestou novamente contra o uso do prédio como local de culto.

Está gostando desse conteúdo?

Cadastre seu email no campo abaixo para ser o primeiro a receber novas atualizações do site.

Fique atualizado! Cadastre para receber livros, CDs e revistas promocionais.

O pastor Ahmet Guvener recebeu uma notificação por escrito no dia 30 de outubro informando que o uso do edifício só poderia ser para residência, e qualquer outro uso era ilegal.

Assinado por Mehriban Karaaslan, o documento declara que o prédio transgride a Lei n.º 2863 que regula a proteção de locais históricos. Presume-se que isso seja uma referência ao local da nova igreja, que fica do lado oposto à histórica Igreja da Virgem Maria da comunidade Ortodoxa Síria. As duas igrejas estão em Lalebey, bairro tradicionalmente cristão da cidade.

A notificação declarava que fotos do prédio tiradas pela polícia e duas queixas protocoladas no dia 2 e 20 de outubro confirmavam que ele estava sendo usado como igreja. Enfatizando que o prédio não pode ser usado como local de culto, o conselho afirmou que era obrigado a notificar as autoridades locais sobre a infração da lei, para que fosse aberto um processo legal ou o prédio fechado para evitar seu uso indevido.

Em resposta à notificação do conselho, Guvener fez um requerimento à municipalidade local no dia 4 de novembro, pedindo que a situação de zoneamento do prédio fosse mudado para local de culto.

No mesmo dia, o pastor mandou também cartas para o primeiro ministro Tayyip Erdogan, ao ministro do Exterior, Abdullah Gul e do Interior, Abdulkadir Aksu, em Ancara, pedindo a intervenção deles na legalização da igreja. Até o momento, Guvener não recebeu resposta.

Apesar das autoridades municipais virem colaborando de forma coerente com a nova igreja, disse Guvener, elas não têm autoridade de fato e recebem ordens dos oficiais de segurança do Estado e representantes nomeados.

Há pelo menos 50 igrejas protestantes turcas como a nossa em situação semelhante, disse Guvener a Portas Abertas. A maior parte delas não têm um prédio como nós, mas sofrem as mesmas dificuldades com as autoridades locais.

Não está prevista nas antiquadas leis turcas a construção de novas igrejas. Como resultado, as congregações protestantes locais construíram locais de reunião como residências particulares, e depois requereram às autoridades locais que os considerassem locais de culto.

Isso cria uma contradição, disse Guvener, já que de acordo com as leis seculares turcas, Nós temos o direito de conversão ao cristianismo. Contudo, não podemos construir locais de culto.

Tanto as autoridades da cidade como do Ministério da Cultura aprovaram o projeto do prédio em fevereiro de 2001. O projeto de arquitetura mostra claramente o púlpito, os bancos, banheiros separados para homens e mulheres e um batistério no andar principal, indicado como o santuário. Mas quando a construção exterior estava quase terminada em novembro de 2001, o conselho de Karaaslan ordenou a interrupção da obra e o fechamento do local.

Passaram-se outros 10 meses antes que as autoridades do governo finalmente aceitassem um projeto revisado em julho de 2002, permitindo que o interior do prédio fosse concluído para ser usado.

Enquanto isso, Guvener foi levado a julgamento em maio de 2002, acusado de fazer modificações estruturais no prédio de três andares registrado em seu nome. Como proprietário legal, o pastor declarou em sua defesa que nunca ocultou o objetivo do prédio. Em fevereiro último, o juiz de uma corte criminal considerou as acusações contra Guvener infundadas e rejeitou o caso.

Apesar de oficialmente ser uma casa particular, o prédio vem funcionando abertamente como centro para o culto e comunhão cristãos para a congregação de 50 membros desde 6 de abril deste ano.

Agora que um letreiro gravado na fachada de basalto ficou à mostra, declarando que o prédio é a Igreja Evangélica de Diyarbakir, uma média de 200 visitantes por semana param para ver a nova igreja, conversam com o pastor ou adquirem um Novo Testamento.

Fonte: https://www.portasabertas.org.br/noticias/2003/11/noticia453/


Qual sua opinião sobre esta noticia?
Deixe seu Comentário abaixo:
(*)Campos obrigatórios, e-mail e telefone não serão publicados)
Notícias de Líderes
Apóstolo Estevam Hernandes
Pastor Samuel Ferreira
Pastor Benny Hinn
Pastor Marco Feliciano
Pastor Silas Malafaia
Pastor Adeildo Costa
Pastora Bianca Toledo
Pastor José Wellington Bezerra da Costa
Pastor Reuel Pereira Feitosa
Bispa Cléo Ribeiro Rossafa
Pastor Gilvan Rodrigues
Apóstolo César Augusto
Pastor Adão Santos
Pastora Sarah Sheeva
Bispa Sonia Hernandes
Pastor Billy Graham
Apóstolo Renê Terra Nova
Pastor Cesino Bernardino
Pastora Joyce Meyer
Pastor Abílio Santana
Bispa Ingrid Duque
Pastor Geziel Gomes
Pastor Carvalho Junior
Bispa Lucia Rodovalho
Pastor Claudio Duarte
Missionário RR Soares
Pastor Reuel Bernardino
Pastor Josué Gonçalves
Pastor Aluizio Silva
Pastor Gilmar Santos
Pastor Lucinho
Apóstolo Agenor Duque
Pastor Samuel Camara
Pastor Oseias Gomes
Pastor Paulo Marcelo
Pastor Samuel Mariano
Pastor Márcio Valadão
Pastor Elson de Assis
Pastor Yossef Akiva
Apóstolo Valdemiro Santiago
Missionário David Miranda
Pastor Hidekazu Takayama
Pastor Julio Ribeiro
Pastora Helena Tannure
Bispo Rodovalho
Pastor Jorge Linhares

O Seminário Gospel oferece cursos livres de confissão religiosa cristã que são totalmente à distância, você estuda em casa, são livres de heresias e doutrinas antibiblicas, sem vinculo com o MEC, são monitorados por Igrejas, Pastores e Teólogos de Grandes Ministérios totalmente baseado na Santa Palavra de Deus, ao final você recebe DOCUMENTAÇÃO INTERNACIONAL valida no âmbito religioso.

Notícias de Cantores
Cantor Kleber Lucas
Cantor Mattos Nascimento
Cantora Cassiane
Ministério Diante do Trono
Cantora Mara Lima
Cantor Regis Danese
Cantora Aline Barros
Cantora Nivea Soares
Cantora Fernanda Brum
Cantor Irmão Lázaro
Cantora Damares
Cantor Marquinhos Gomes
Cantora Shirley Carvalhaes
Ministério Renascer Praise
Cantora Elaine de Jesus
Banda Oficina G3
Cantora Karen Martins
Cantora Ludmila Ferber
Cantora Eyshila
Cantora Bruna Karla
Voz da Verdade
Cantora Rose Nascimento
Cantor Fernandinho
Cantor André Valadão
Cantora Ana Paula Valadão
Cantora Cristina Mel
Cantora Alda Célia
Cantora Lea Mendonça
Cantora Lauriete
Cantora Andrea Fontes
Cantor Davi Sacer