0800 777 2050
(34)
(34)99982-0644
(34)98400-8040
(34)99214-8470
(34)99870-1035(EMERGÊNCIA)
Ok
Notícias

Quer ganhar 1 curso de teologia grátis?
Então me chame no Whatsapp

Tribunal turco liberta suposto agressor

Quase um mês depois que três suspeitos foram presos por ferirem gravemente Yakup Cindilli, cristão turco que distribuía a chamada propaganda missionária, uma corte do noroeste da Turquia ordenou que um dos agressores fosse solto.

Está gostando desse conteúdo?

Cadastre seu email no campo abaixo para ser o primeiro a receber novas atualizações do site.

Fique atualizado! Cadastre para receber livros, CDs e revistas promocionais.

Metin Yildiran, presidente do diretório local do Partido Movimento Nacionalista (PMN), de direita, foi libertado por um grupo de juízes da Corte Criminal de Primeira Instância de Orhangazi, em 18 de novembro. De acordo com uma reportagem do jornal localBursa Hakimiyet do dia seguinte, mil jovens ultranacionalistas lotaram o tribunal durante a audiência, irrompendo em aplausos quando foi anunciada a libertação de Yildiran.

Em sua cobertura no dia 19 de novembro da audiência, o jornal Olay descreveu a decisão de soltar Yildiran como resultado da pressão social feita sobre o tribunal.

Mas os outros suspeitos, colegas de Yildiran, Ibrahim Sekman e Huseyin Bektas, foram transferidos para a Prisão Gemlik até a próxima audiência sobre o caso, marcada para 17 de dezembro. De acordo com várias reportagens, a corte recusou libertar os outros dois suspeitos até receber um relatório oficial sobre o estado médico do cristão ferido.

Yakup Cindilli, 32, foi hospitalizado após a agressão de 23 de outubro, na qual recebeu fortes golpes na cabeça e no rosto. Ele entrou em coma no segundo dia no Hospital Estadual de Bursa, onde os médicos que o atendem descrevem seu estado atual na UTI como estabilizada mas ainda inconsciente.

Junto com o companheiro identificado como Tufan Orhan, Cindilli informou o espancamento à polícia, dando o nome de Sekman e Bektas como seus agressores.

De acordo com um artigo de 25 de outubro do jornal Kent, Yildiran fez o papel de promotor no dia seguinte à detenção de Sekman e Bektas. Em depoimento oficial, ao que se sabe, Yildiran alegou que por estar presente durante o incidente, foi impossível ignorar sua consciência quando ficou sabendo que seus dois amigos haviam sido presos. 
Após a audiência, Necati Ozensoy, identificado pelo jornal como presidente provincial do PMN, declarou que os outros dois suspeitos eram inocentes. Ozensoy disse que estava além da compreensão porque o relatório médico confirmando que a vida de Cindilli não estava em perigo havia sido postergado, impedindo que a corte libertasse os outros dois jovens inocentes.

A imprensa turca não informou que Cindilli estava hospitalizado em conseqüência dos ferimentos, nem que permanecia em coma há um mês.

De família muçulmana, Cindilli, ao que se sabe, converteu-se ao cristianismo nos últimos dois anos através de contatos com o Alo Dua, um ministério de oração por telefone feito por cristãos turcos.

Apenas cinco dias antes da audiência de Orhangazi, o escritório do Alo Dua de Ancara recebeu um telefonema anônimo de um homem que disse estar falando de Orhangazi: Quero avisar vocês, disse a pessoa, porque os culpados neste caso estão livres, e os inocentes estão na cadeia. Tomem cuidado no dia da audiência de Yakup, continuou o homem, ameaçando com um grande protesto no tribunal.

No dia 21 último o médico que atende Cindilli disse que houve uma diminuta melhora diária em seu estado médico, mencionando que apesar do estado de inconsciência, ele havia pronunciado uma ou duas palavras pela primeira vez na semana passada.

De acordo com uma reportagem de 19 de novembro do jornal Kent Haber, os suspeitos disseram à corte que começaram a discutir com Cindilli e Orhan quando estes tentaram lhes dar exemplares do Novo Testamento. Nesse ponto, eles alegaram que o pé de Cindilli escorregou e ele caiu, batendo a cabeça na calçada.

Hoje o pastor da Igreja Protestante de Bursa, onde Cindilli às vezes assiste aos cultos, apelou por um dia especial de oração e jejum no dia 17 de dezembro, pedindo aos irmãos cristãos turcos que orem pela completa recuperação de Cindilli e por um julgamento justo deste caso.

Fonte: https://www.portasabertas.org.br/noticias/2003/11/noticia451/


Qual sua opinião sobre esta noticia?
Deixe seu Comentário abaixo:
(*)Campos obrigatórios, e-mail e telefone não serão publicados)
Notícias de Líderes
Bispa Ingrid Duque
Pastor Lucinho
Pastor Samuel Ferreira
Pastor Adeildo Costa
Pastor Samuel Mariano
Pastor Paulo Marcelo
Pastor Silas Malafaia
Pastor Hidekazu Takayama
Pastor Oseias Gomes
Pastor Julio Ribeiro
Pastor Márcio Valadão
Pastor Jorge Linhares
Pastora Helena Tannure
Pastor Samuel Camara
Pastora Joyce Meyer
Pastor Geziel Gomes
Pastor Marco Feliciano
Bispa Sonia Hernandes
Pastor Abílio Santana
Pastor Adão Santos
Apóstolo Agenor Duque
Pastor Reuel Pereira Feitosa
Apóstolo Renê Terra Nova
Missionário RR Soares
Pastor Billy Graham
Bispo Rodovalho
Apóstolo César Augusto
Pastor Cesino Bernardino
Apóstolo Estevam Hernandes
Pastor Elson de Assis
Bispa Cléo Ribeiro Rossafa
Pastor Claudio Duarte
Pastor Aluizio Silva
Pastora Bianca Toledo
Pastor Benny Hinn
Pastor Gilmar Santos
Pastor Josué Gonçalves
Pastor Yossef Akiva
Bispa Lucia Rodovalho
Apóstolo Valdemiro Santiago
Missionário David Miranda
Pastor Gilvan Rodrigues
Pastor Carvalho Junior
Pastor José Wellington Bezerra da Costa
Pastora Sarah Sheeva
Pastor Reuel Bernardino

O Seminário Gospel oferece cursos livres de confissão religiosa cristã que são totalmente à distância, você estuda em casa, são livres de heresias e doutrinas antibiblicas, sem vinculo com o MEC, são monitorados por Igrejas, Pastores e Teólogos de Grandes Ministérios totalmente baseado na Santa Palavra de Deus, ao final você recebe DOCUMENTAÇÃO INTERNACIONAL valida no âmbito religioso.

Notícias de Cantores
Banda Oficina G3
Cantora Damares
Ministério Renascer Praise
Ministério Diante do Trono
Cantora Mara Lima
Cantora Alda Célia
Cantora Fernanda Brum
Cantora Eyshila
Voz da Verdade
Cantora Cristina Mel
Cantora Bruna Karla
Cantora Ana Paula Valadão
Cantor Marquinhos Gomes
Cantora Karen Martins
Cantora Ludmila Ferber
Cantor Fernandinho
Cantor Irmão Lázaro
Cantor Mattos Nascimento
Cantora Nivea Soares
Cantora Andrea Fontes
Cantora Elaine de Jesus
Cantora Rose Nascimento
Cantor Davi Sacer
Cantora Lea Mendonça
Cantor André Valadão
Cantora Aline Barros
Cantora Shirley Carvalhaes
Cantor Regis Danese
Cantora Lauriete
Cantora Cassiane
Cantor Kleber Lucas